O assédio no local de trabalho é uma forma de violência que afeta muitas pessoas em todo o mundo. É uma forma de comportamento indesejado que pode causar medo, angústia e estresse emocional para a vítima. É importante lembrar que o assédio não é um problema pessoal, mas sim uma questão social que precisa ser abordada de forma efetiva.
O assédio no local de trabalho pode incluir comentários sexuais inapropriados, gestos, insinuações, avanços sexuais indesejados, coerção sexual, e outras formas de comportamento que são sexuais em natureza e ofensivas para a vítima. Esses comportamentos podem ser cometidos por colegas de trabalho, supervisores, clientes ou outros indivíduos no local de trabalho.
SITUAÇÕES QUE CARACTERIZAM ASSÉDIO
– Comentários ou insinuações sexuais não solicitadas, incluindo piadas e elogios de natureza sexual.
– Propostas sexuais ou insinuações de que o sucesso ou o bem-estar da pessoa está ligado à aceitação de tais propostas.
– Toques ou gestos físicos indesejados, como abraços, beijos ou carícias, ou qualquer tipo de contato físico que a pessoa não tenha consentido. Exposição forçada a imagens ou comportamentos sexualmente explícitos, como mostrando imagens pornográficas, exibindo partes do corpo ou realizando atos sexuais.
– Comportamentos de intimidação, coerção ou ameaças, tais como ameaças de perda de emprego ou de promoção, ou intimidações que sejam de natureza sexual.
– Uso de poder ou autoridade para obter favores sexuais ou exercer influência sobre a vida sexual da vítima, como avanços sexuais de um chefe em relação a um subordinado.